domingo, 12 de junho de 2011

Visitação a exposição: Artes Visuais - File Games Rio 2011




 A atividade proposta foi à visita a exposição File Games Rio 2011, realizada entre os dias 12 de abril a 08 de maio de 2011 no espaço Oi Futuro, localizado no bairro do Flamengo.

Nesta visitação os alunos deveriam relacionar o que estavam sendo expostos: jogos, animações e machinimas (vídeos produzidos a partir de roteiros, personagens ou cenários de um jogo) e descrever experiências significativas para a educação e o uso que estes recursos tecnológicos poderiam ter na Educação Básica. Essa proposta de experiência deveria ser postada nos comentários do Grupo da disciplina para que todos pudessem compartilhar suas ideias.

Acreditamos que a introdução desses tipos de tecnologia na educação possibilita uma nova forma de aprendizagem que envolve o desenvolvimento cognitivo das crianças de forma bastante lúdica e interativa. Além de ser um desafio para que nós professores pensemos novas práticas que estejam envolvidas com a questão do ciberespaço, dessas novas tecnologias que estão cotidianamente presentes na vida de nossos alunos.

Destacamos o jogo chamado Tantalus Quest criação de Fabiano Onça e Colméia.


"O Tantalus Quest é um jogo multiplayer presencial no qual os participantes de dois times rivais tentam formar figuras geométricas o mais rápido o possível. Cada equipe é gravada por uma webcam e as imagens processadas são transformadas em uma mancha, que é comparada à uma forma geométrica apresentada como “desafio”. Quando a mancha formada pelas pessoas é suficientemente semelhante ao desafio, o time pontua.
O jogo possui a premissa de ser um game casual e efêmero, reflexo de uma sociedade emque o jogo e o universo lúdico são cada vez mais presentes e corriqueiros. O jogador é convidado a participar, mas seu desempenho — se vence ou perde —, não tem importância. O jogo continua, não tem fim."
Fonte: http://www.colmeia.tv/blog/2008/08/04/file-2008-colmeia-fabiano-onca-tantalus-quest/



2 comentários:

  1. Legal essa atividade extra-classe que fizemos a essa exposição, foi justamente esse jogo que vcs postaram,"O Tantalus Quest" que eu pensei para uma atividade, e se pararmos para analisar esse jogo, ele é muito interessante tanto para as crianças jogarem, quanto para nós professores o utlizarmos em sala atrelados ao conteúdo das formas geométricas de forma mais lúdica.Parabéns ao grupo pelo belo seminário!

    ResponderExcluir
  2. Christiane, Infelizmente eu não pude ir a exposição. Achei muito boa a ideia do meu grupo (modéstia a parte) de inserir um comentário sobre ela aqui, para as pessoas q não foram, como eu, tivessem a oportunidade de saber ao menos do que se trata.

    ResponderExcluir