sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aprender fazendo, fazer aprendendo: atividade de criação de blogs


    Assim que entramos no site da disciplina, ao qual todos os alunos têm acesso, lemos: “AQUI SE FAZ, AQUI SE APRENDE. AQUI SE ESTUDA FAZENDO. AQUI, A GENTE SE FAZ, SE REFAZ, OBSERVA, ADMIRA A PRÓPRIA CRIAÇÃO (...)”.
    Temos a certeza de que todos os alunos da turma aprenderam fazendo e fizeram aprendendo com a atividade de criação de um blog.
    Consideramos esta uma das atividades que mais sucesso fez no decorrer do curso, por possibilitar na prática a criação e utilização de um blog, que antes parecia tão distante de alguns alunos que eram, ou ainda são, usuários esporádicos da internet e do computador.


    A Professora da disciplina, visando a nos preparar para a criação deste blog para abrigar o Seminário, fez a proposta de começarmos criando um blog nosso, a fim de que nos familiarizássemos com essa ferramenta. Ótima a ideia dela, pois, fazendo algo só nosso, podemos “quebrar o gelo” e nos tornar mais íntimos dos mecanismos de postagem, escolhendo tudo de acordo com o nosso gosto. Estando mais próximo da nossa vontade e realidade, o blog pessoal permite que nós exploremos suas vantagens e percamos um pouco do medo, ousando quando quisermos.
    Essa atividade foi um sucesso! A Professora disponibilizou, para nos orientar, links com o objetivo de nos indicar alguns caminhos possíveis para a construção e a alimentação de um blog.
A turma, em peso, criou sua “espécie de diário eletrônico”. Uns fizeram logo, outros ainda há pouco, mas muitos ousaram e conseguiram passar alguns medos. Em aulas, ouvimos depoimentos de muita satisfação em ser autora de uma página.
    Nós disponibilizamos o endereço de alguns blogs feitos nessa atividade aqui no nosso Seminário, para que todos possam fazer uma visita ao universo de cada aluno e conheçam um pouquinho mais de cada companheiro de disciplina.
    Você gostou de construir o blog, como foi?

>>> Pensamos que essa atividade permitiu à turma se descobrir como autora e participar de coautorias ao comentar e visitar o blog de outros. Atividade nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário