sexta-feira, 17 de junho de 2011

Um outro olhar

      Durante a disciplina de Informática e Educação fizemos leituras e pesquisas sobre o que são repositórios e objetos de aprendizagem em Educação à Distância e aprendemos que repositórios são "locais", ou melhor, sites onde são armazenados objetos que podem ser pesquisados posteriormente, ou seja, sites de pesquisa, por exemplo, onde se procura um determinado objeto para fazer uso dele em outro local. Já objetos de aprendizagem são recursos digitais interativos e dinâmicos que podem ser usados e reutilizados em diferentes ambientes de aprendizagem, tanto em educação à distância, como é mais comum, como em educação presencial.
     Após pesquisas sobre esse assunto e contato com um site onde é possível encontrar as 100 ferramentas utilizadas em educação mais votadas (Segue o site http://www.c4lpt.co.uk/recommended/), foi pedido para que a turma, já dividida em grupos, escolhesse a melhor ferramenta e depois preparasse uma apresentação multimídia sobre ela. Foram apresentadas pela turma as seguintes ferramentas: Blog, Youtube, Skype, TeamSpeak, Wikipedia e Facebook, todas com um outro olhar sobre.



        A apresentação do nosso grupo foi sobre o Facebook e as diferentes possibilidades de uso dessa ferramenta em ambiente educativo. Com isso, percebemos que muitas das ferramentas apresentadas já são utilizadas em nosso dia a dia, e o que podemos fazer para torná-las objetos de aprendizagem é fazer um reuso delas, ou seja, tentar usá-las de forma diferente. É claro que é preciso que cada um tenha pelo menos tido um contato com tal ferramenta para fazer um uso diferenciado dela em uma outra situação. Essa atividade de apresentações com um outro olhar sobre determinada ferramenta foi importante para mostrar para todos da turma como podemos utilizar e reutilizar objetos de aprendizagem, já que muitos não precisam nem ser modificados ou criados, apenas o sentido que se tem sobre eles é que precisa ser mudado. Aprendemos, em sua essência, que apenas um artefato ou meio tecnológico não possibilitará por si só um uso diferenciado da tecnologia, e sim a conotação que o professor dará à tecnologia a ser usada em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário