sábado, 18 de junho de 2011

Um convite para a discussão: apresentação, justificativa e objetivos

Olá, visitantes, praticantes de nosso blog!

    Ele foi criado como Seminário Virtual e está sendo pensado a partir das reflexões provocadas pela disciplina "Informática e Educação", ministrada pela Professora Leila Lopes. Ela nos orientou por um semestre quanto ao uso das  TIC's e da Informática na Educação, apresentando possibilidades até então desconhecidas de explorar o processo de ensino-aprendizagem.
     A professora fez a proposta de experimentarmos essa diferente forma de expor trabalhos e tecer conhecimentos em rede: o seminário virtual. Rede por estarmos na internet e rede por envolver uma tessitura de conhecimentos e de saberes, costurando, ou melhor, conectando informações, textos, trabalhos, imagens e conhecimentos.
    Nesta página serão inseridos documentos e arquivos como textos, imagens e vídeos que estejam envolvidos pela avaliação das atividades propostas na disciplina. Assim, a avaliação passa a ser fio condutor de um blog que visa a explorar as reações e implicações das tarefas realizadas no curso neste 1º semestre de 2011. 
    Textos interessantes serão sugeridos e leituras recomendadas para estimular reflexões e debates. Abordaremos a questão da avaliação e algumas atividades pontuais, que traduzam a importância da disciplina e revelem nossa satisfação.
    Já se encontra disponível uma enquete sobre a consideração dos alunos a respeito do que realizamos em turma. Seu voto será muito bem recebido para pensarmos na importância das atividades na formação do pedagogo pela opinião de quem realmente viveusentiu tudo.
    Não só pela enquete, como através de comentários, sugestões e a partir de reflexões que traremos para a página, esperamos que cada aluno, navegante, professor em formação ou curioso (tomara que seja tudo isso em uma pessoa só! :)) participe do blog e construa conosco um espaço de aprendizagem rico e plural.




12 comentários:

  1. Pessoal não sei se vocês tiveram a mesma impressão que o meu grupo, mas avaliar nem sempre é fácil né? Avaliar é sempre importante para o professor ter um retorno sobre suas propostas de trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meninas, o trabalho de vocês ficou mto bom!
    Acho esse tema importante, porque a avaliação permite refletirmos sobre as nossas práticas.

    ResponderExcluir
  3. Marcelly, avaliar é mesmo uma parte essencial da Educação que não pode ser considerada como ponto de chegada e como uma medição do sucesso, ou do fracasso, de uma turma.
    Avaliando as atividades, como o nosso grupo está fazendo, ou os textos, como o de vocês fez, nós podemos entender, por exemplo, o que precisa de um reforço, o que deve ser repetido ou evitado.

    Em nome do grupo agradeço a visita. Fique à vontade para descobrir mais em nosso Seminário!
    Carolina Santos.

    ResponderExcluir
  4. Tamíris, agadecemos imensamente o elogio.
    Tentamos dividir com vocês algumas impressões sobre avaliação e a avaliação de algumas atividades que realizamos juntas.
    É um processo de reflexão sobre nosso curso, muito importante!

    Continue a nos visitar.
    Beijos, Carolina Santos, em nome do grupo AVALIAÇÃO DOS SEMINÁRIOS.

    ResponderExcluir
  5. Meninas,
    Como eu já imaginava, o blog de vocês está arrasando! A clareza é um dos pontos que gostei muito.
    O único problema é que essa cor dá vontade de comer chocolate!

    ResponderExcluir
  6. Meninas o blog de vcs ficou excelente
    E realmente como é essencial para o professor saber avaliar e vcs conseguiram fazer isso mt bem.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, todos os blogs estão de parabéns. Para quem não tem muita habilidade(eu)passar a usar essas ferramentas a nosso favor é importantissimo.

    ResponderExcluir
  8. Meninas, o blog ficou muito bom e apresentou os principais itens que pensamos, ficou muito bem escrito e apresentando as ideias principais sobre o que é avaliar e como é dificil e nos requer um londo trabalho de observação...muito bom...bjsss

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, parabéns pelo Blog!
    O tema de vcs é super importante, pois é essencial avaliarmos todas as propostas dos professores para que os alunos possam desenvolver bem!

    ResponderExcluir
  10. Adorei, o blog de vocês está ótimo =D

    ResponderExcluir
  11. Oi, o blog está bonito demais !!
    Parabéns!!!
    bjussss

    ResponderExcluir
  12. Obrigada a todas. Deu um trabalhão! :P

    ResponderExcluir